Focus: mercado amplia projeções de inflação para este ano e para 2012



12/09/2011


Focus: mercado amplia projeções de inflação para este ano e para 2012

As projeções de inflação subiram em todos os indicadores apurados pelo boletim Focus, do Banco Central. A última edição do levantamento, divulgada hoje, aponta que o mercado ampliou, pela quarta semana consecutiva, a estimativa de inflação para este ano, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que foi a 6,45%, vinda de 6,38% na semana passada. Há quatro semanas o indicador apontava 6,26% para este ano.

A projeção para a inflação para o próximo ano também foi ampliada, para 5,40%, após registrar 5,32% no boletim anterior. O mesmo movimento foi verificado nas projeções de inflação pelo IPCA para os próximos 12 meses, que aumentaram de 5,53% para 5,66% entre a leitura anterior e a atual.

Já para o Índice Geral de Preços – Mercado (IGPM), a mediana das projeções em igual intervalo aponta para 5,60%, invertendo trajetória de queda, verificada nas cinco leituras anteriores a atual. Há uma semana as previsões apontavam para IGPM a 5,26% para o período, e há quatro semanas o indicador estava em 5,36%.

As expectativas para o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-Fipe) nos próximos 12 meses subiram, para 5,22%. No boletim anterior a expectativa para o indicador era de crescimento de 5,16% neste ano. Há um mês as estimativas apontavam 5,14%.

No mesmo período de análise, a mediana dos analistas consultados pelo BC indicou avanço na previsão do Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), para 5,40%, o que representa inversão da trajetória de queda apresentada nas quatro leituras anteriores a atual, com o indicador a 5,31% na semana passada e 5,38% há um mês.
Em Valor Econômico




Aprovação para cadastro reserva não garante contratação pela Petrobras
Herdeiras poderão ser indenizadas por acidente sofrido por trabalhador autônomo
Lavador de carro consegue vínculo de emprego com locadora
Cobrança de frete de transporte terrestre prescreve em um ano
Distribuidora de energia deve pagar indenização a esposa e filha de vítima de descarga elétrica


Mídia Marketing Direcionado - 2010
Willian Dias