Massa falida da Boi Gordo lança site para orientar credores



09/09/2011


Massa falida da Boi Gordo lança site para orientar credores

A Massa Falida de Fazendas Reunidas Boi Gordo, atendendo a requerimento da Promotoria de Justiça de Falências de SP, põe no ar uma página na internet sobre a massa falida das Fazendas Reunidas Boi Gordo. O objetivo do site é oferecer aos 30 mil credores da massa falida informações oficiais sobre o andamento da falência, decretada em 2004. O passivo da Boi Gordo é estimado em R$ 2,5 bilhões, em valores da época.

O site www.massafalidaboigordo.com.br traz todo o andamento processual da falência, incluindo incidentes, habilitações e impugnações de créditos, ações propostas e decisões judiciais. Também informa o quadro geral de credores da massa falida, dividido por trabalhistas, fiscais, com garantia real, investidores e quirografários, e os créditos individualizados.

Na página, os credores também podem obter informações sobre as avaliações e arrendamentos dos bens, sobre leilões já realizados, sobre os próximos leilões, e sobre o saldo das contas judiciais da massa falida, entre outros detalhes. O site traz, ainda, um canal para que os credores tirem suas dúvidas em relação ao processo de falência.

De acordo com Eronides Aparecido Rodrigues dos Santos, promotor de Justiça de Falências, autor da iniciativa, o objetivo do site é garantir total transparência ao processo de falência. Assim, foi desenvolvido com total apoio do advogado Gustavo Henrique Sauer de Arruda Pinto, síndico da massa falida, e com autorização da juíza Cynthia Torres Cristófaro, da vara de Falências onde tramita o processo. "Queremos utilizar a internet para facilitar o acesso às informações por todos aqueles que têm interesse em acompanhar o andamento da falência, especialmente os consumidores que foram lesados em razão da quebra", diz o promotor.

"Essa página na internet mostra profissionalismo e atende à função pública da prestação de informações ao público já que o leigo tem dificuldades naturais para acompanhar um processo que tem mais de 150 volumes, além dos incidentes", complementa Gustavo Sauer.

Com as informações disponibilizadas no site, espera-se dar maior visibilidade aos futuros leilões dos bens da massa falida, além de permitir aos credores a tomada de decisões baseadas em informações concretas. Para isso, o site vai divulgar, até o final do ano, uma estimativa da relação entre ativo e passivo, possibilitando que o credor saiba quanto de cada real investido poderá ser recuperado.

A falência

O negócio das Fazendas Reunidas Boi Gordo tomou vulto a partir de 1996 e funcionava como uma pirâmide. Consistia na negociação de contratos de investimento coletivo, à vista ou a prazo, atrelados à arroba do boi com a garantia aos investidores de rendimentos entre 3,5% e 5% ao mês, muito acima dos oferecidos pelo mercado na época.

Para se ter uma idéia, o rendimento mínimo garantido pelos CICs - Certificados de Investimento Coletivo de emissão da falida atrelados a boi magro era de 42% em arrobas, para resgate em 18 meses, podendo chegar a 60% (para igual período de resgate, dependendo do valor investido pelo cliente).

Calcado em ampla campanha publicitária e de marketing que incluía até inserções nos intervalos da novela "O rei do gado" utilizando-se do seu principal protagonista, o ator Antônio Fagundes, o negócio captava investidores por meio de um exército treinado de corretores distribuídos pelas principais capitais do país e extremamente motivados em razão das altas comissões recebidas, que chegavam a ser de 8% sobre cada venda realizada.

Atraídos pela oportunidade de rendimento alto e aparentemente seguro, cerca de 30 mil consumidores adquiriram os títulos e acabaram lesados porque a empresa entrou em colapso no início de 2001, em razão das retiradas terem superado as entradas e a sua atividade de criação de gado produzir resultado muito inferior aos rendimentos oferecidos aos investidores. A Boi Gordo pediu concordata em outubro de 2001 e acabou tendo a falência decretada em 2/2/04, deixando um passivo estimado em cerca de R$ 2,5 bilhões em valores da época.

O ativo da Boi Gordo é composto, principalmente, por 14 diversas fazendas distribuídas pelos estados de MT e SP. Os bens da massa falida se encontram em processo final de avaliação para serem vendidos por meio de leilão judicial.
Em Migalhas

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O SITE




Aprovação para cadastro reserva não garante contratação pela Petrobras
Herdeiras poderão ser indenizadas por acidente sofrido por trabalhador autônomo
Lavador de carro consegue vínculo de emprego com locadora
Cobrança de frete de transporte terrestre prescreve em um ano
Distribuidora de energia deve pagar indenização a esposa e filha de vítima de descarga elétrica


Mídia Marketing Direcionado - 2010
Willian Dias