Prefeitura de Campinas deve fornecer medicamento a paciente com diabetes



29/09/2011


A 12ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo determinou, em julgamento ocorrido no último dia 14, que a prefeitura de Campinas forneça medicamentos a paciente portador de diabetes.  

De acordo com a petição inicial, R.S.A. propôs ação de obrigação de fazer com pedido de tutela antecipada, para pleitear que a municipalidade local lhe forneça insulina e insumos, uma vez que é portador de diabetes tipo I e que não possui condições econômicas para comprá-los.

O pedido, no entanto, foi julgado improcedente pela 1ª vara da Fazenda Pública de Campinas, motivo pelo qual apelou, a fim de reformar a sentença.

O desembargador Wanderley José Federighi, relator da apelação, fundamentou sua decisão no artigo 196 da Constituição Federal, que determina ser responsabilidade do Poder Público o acesso igualitário de todos à saúde. Para o magistrado, “o atendimento da postulação independe de previsão orçamentária, porquanto a Constituição Federal, ao assentar, de forma cogente, que o direito à saúde deve ser tratado com prioridade não só pela família e pela sociedade, mas também pelo Poder Público, afasta a alegação de carência de recursos financeiros como justificativa para a omissão do Município”.

Com esse fundamento, condenou a municipalidade local a fornecer os medicamentos prescritos de forma contínua e pelo período que for necessário para o tratamento.

Da decisão, unânime, participaram também os desembargadores Burza Neto e Ribeiro de Paula.

Fonte: TJ/SP

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ÍNTEGRA DO ACÓRDÃO




Aprovação para cadastro reserva não garante contratação pela Petrobras
Herdeiras poderão ser indenizadas por acidente sofrido por trabalhador autônomo
Lavador de carro consegue vínculo de emprego com locadora
Cobrança de frete de transporte terrestre prescreve em um ano
Distribuidora de energia deve pagar indenização a esposa e filha de vítima de descarga elétrica


Mídia Marketing Direcionado - 2010
Willian Dias