Day Trade: mesmo em tendência de alta, Ibovespa exige cautela no curto prazo

12/09/2011

Day Trade: mesmo em tendência de alta, Ibovespa exige cautela no curto prazo

Mesmo com o movimento positivo recente do Ibovespa, que já consolida uma trajetória de alta no curto prazo, o analista técnico da ICAP Brasil, Raphael Figueredo, destaca alguns sinais de indefinição no movimento do benchmark da bolsa brasileira.

Para o grafista, o índice segue congestionado entre a forte zona de resistência testada entre 59.300 e 59.600 pontos e o suporte próximo dos 54.120 pontos. A proximidade das médias móveis exponenciais de 15 e 20 períodos de seu gráfico diário corroboram para a indefinição acerca do movimento do mercado brasileiro, complementa Figueredo.

"Apesar da tendência de alta de curto prazo, o melhor mesmo a se fazer é aguardar o rompimento de uma dessas extremidades no curtíssimo prazo", diz o analista. Contudo, ele ressalta ainda que as bandas de Bollinger ainda têm espaço para estreitar um pouco mais, o que pode colaborar para mais indefinição no Ibovespa nas próximas sessões.

O analita da ICAP comenta também que, apesar da tendência de médio prazo do Ibovespa continuar sendo de baixa, alguns indicadores, como o OBV (On Balance Volume) indicam um movimento altista no curto prazo, podendo levar o índice a testar a LTB (Linha de Tendência de Baixa) por volta dos 59.000 pontos e 59.300 pontos."Entretanto, para que isso ocorra, é imprescindível a continuação do volume ascendente dado pelo OBV e o rompimento dos 58.600 pontos", destaca.

De olho no suporte!

Por outro lado, Figueredo diz que, se o benchmark perder o suporte mencionado na faixa dos 54.120 pontos, o canal de alta de curto prazo pode ser testado na região próxima dos 52.000 pontos. Caso rompida, o Ibov em chances de fazer um teste em torno dos 48.000 pontos novamente, finaliza o analista.
Em InfoMoney