Consultas ao SPC crescem 6,36% em agosto e inadimplência aumenta 5,14%



05/09/2011


Consultas ao SPC crescem 6,36% em agosto e inadimplência aumenta 5,14%

O número de consultas realizadas para compras a prazo e pagamentos em cheque em agosto aumentou 6,36% em relação a julho, de acordo com dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Em relatório divulgado nesta segunda-feira, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) afirma que o resultado reflete a “injeção de novos recursos na economia, como é o caso do pagamento parcial do 13º para aposentados e pensionistas – um montante de R$10 bilhões – e a restituição do imposto de renda - 3º lote em agosto que liberou R$ 1,69 bilhão, além da comemoração do dia dos pais e a continuação da liquidação de inverno para desovar estoques, visando lançamento da nova coleção”.

Na comparação com agosto de 2010, o número de consultas ao SPC Brasil cresceu 8,37%. O aumento da atividade no comércio, na avaliação da CNDL, deriva do aquecimento do mercado de trabalho.

Inadimplência

O número de consumidores que tiveram o nome incluído no banco de dados do SPC Brasil também cresceu em agosto. O aumento foi de 5,14% na comparação com julho e de 6,37% em relação a agosto de 2010.

Para a CNDL, tal expansão pode ser atribuída “ao comprometimento de parte do orçamento das famílias com as parcelas de presentes para o Dia das Mães e dos Namorados, onde algumas excedem nos gastos e acabam tendo dificuldades de honrarem seus compromissos. Deve-se também aos gastos realizados na euforia do mês de julho (férias) e que não foram planejados, não cabendo assim no orçamento das famílias”.


Regularização de débitos

O número de consumidores que regularizaram seus débitos e tiveram o nome excluído do banco de dados do SPC Brasil cresceu 4,41% entre julho e agosto. Na comparação com agosto de 2010, o aumento foi de 7,81%.

(Francine De Lorenzo | Valor)
Em Valor Econômico


ORIENTAÇÕES AO CONSUMIDOR PARA RECUPERAR O SEU CRÉDITO




Aprovação para cadastro reserva não garante contratação pela Petrobras
Herdeiras poderão ser indenizadas por acidente sofrido por trabalhador autônomo
Lavador de carro consegue vínculo de emprego com locadora
Cobrança de frete de transporte terrestre prescreve em um ano
Distribuidora de energia deve pagar indenização a esposa e filha de vítima de descarga elétrica


Mídia Marketing Direcionado - 2010
Willian Dias