Corte de juros reforça alta na projeção de inflação para 2011 e 2012



05/09/2011


Corte de juros reforça alta na projeção de inflação para 2011 e 2012

Na primeira divulgação do boletim Focus após o corte de 0,50% na taxa básica de juros do país (Selic), na semana passada, o mercado reforçou a perspectiva de crescimento da inflação tanto para este ano quanto para o próximo, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A última edição do boletim semanal, divulgada hoje pelo Banco Central, que realiza o levantamento, aponta que a mediana dos analistas consultados ampliou a previsão de inflação pelo IPCA para este ano para 6,38%. Esta foi a terceira revisão para cima consecutiva, a primeira após a reunião do Copom que decidiu por corte Selic, e mostra uma aceleração na perspectiva de piora da inflação. Há três semanas o levantamento apontou avanço de 0,02 ponto percentual, de 6,26% para 6,28%, seguida de um aumento 0,03 ponto percentual, para 6,31%. Já na atual divulgação, em relação a anterior, o avanço foi de 0,07 ponto percentual, para 6,38%.

Para o próximo ano este movimento de acentuação no aumento das previsões de inflação fica mais evidente. Há três semanas o boletim apresentou redução de 5,23% para 5,20%, queda verificada nas três leituras anteriores a esta. Após estabilizar em 5,20% por duas divulgações, a projeção de IPCA para 2012 subiu fortemente, 0,12 ponto percentual, alcançando 5,32% no último levantamento.

Economistas e analistas de mercado apontaram que a queda de 0,50% na Selic foi inesperada, e gerou questionamentos sobre o compromisso do Banco Central com a manutenção do sistema de metas de inflação, adotado pelo banco em 1999.

(Bruno De Vizia | Valor)
Em Valor Econômico


ACESSE O RELATÓRIO DE MERCADO FOCUS DO BACEN, COM AS EXPECTATIVAS DE MERCADO




Aprovação para cadastro reserva não garante contratação pela Petrobras
Herdeiras poderão ser indenizadas por acidente sofrido por trabalhador autônomo
Lavador de carro consegue vínculo de emprego com locadora
Cobrança de frete de transporte terrestre prescreve em um ano
Distribuidora de energia deve pagar indenização a esposa e filha de vítima de descarga elétrica


Mídia Marketing Direcionado - 2010
Willian Dias