Comissão aprova proteção em penhora por pensão



22/09/2011


A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou nesta quarta-feira (21/9) o Projeto de Lei 3908/08, do Senado, que protege o patrimônio do novo cônjuge ou companheiro de um devedor de pensão alimentícia, impedindo que parte do valor dos bens seja destinado ao pagamento de pensão. De acordo com a relatora do PL, deputada Erika Kokay (PT-DF) a medida busca oficializar um entendimento já consolidado na jurisprudência dos tribunais.

Segundo a relatora, a medida não impede a eventual penhora de bens, mas resguarda o valor equivalente à parcela do valor do bem referente ao atual companheiro ou cônjuge. O texto da PL modifica a Lei da Impenhorabilidade do Bem de Família (Lei 8009/90) que traz a seguinte redação: Artigo 3º. A impenhorabilidade é oponível em qualquer processo de execução civil, fiscal, previdenciária, trabalhista ou de outra natureza, salvo se movido: (...)III - pelo credor de pensão alimentícia.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Com informações da Agência de Notícias da Câmara dos Deputados.

Fonte: Consultor Jurídico




Aprovação para cadastro reserva não garante contratação pela Petrobras
Herdeiras poderão ser indenizadas por acidente sofrido por trabalhador autônomo
Lavador de carro consegue vínculo de emprego com locadora
Cobrança de frete de transporte terrestre prescreve em um ano
Distribuidora de energia deve pagar indenização a esposa e filha de vítima de descarga elétrica


Mídia Marketing Direcionado - 2010
Willian Dias