Comitê Internacional propõe primeiro modelo de relatório integrado para companhias



13/09/2011


Comitê Internacional propõe primeiro modelo de relatório integrado para companhias

O International Integrated Reporting Committee (Comitê Internacional para Relatórios Integrados, ou IIRC na sigla em inglês) divulgou um documento para discussão (discussion paper) apresentando um modelo internacional de elaboração de relatórios empresariais que integrem, de modo interativo, as informações financeiras da companhia com seu desempenho não financeiro (dados socioambientais e de governança corporativa). A iniciativa, que conta com o apoio da BM&FBOVESPA, tem como objetivo incentivar as empresas de todo o mundo a adotar um padrão de relatório conciliando seus dados contábeis e financeiros com sua atuação em sustentabilidade e boas práticas de gestão.

O documento, chamado de Towards Integrated Reporting: Communicating Value in the 21st Century, foi colocado hoje em audiência pública e está disponível para consultas, comentários, sugestões e críticas (individuais ou institucionais) até o dia 14 de dezembro no site TheIIRC.org. Essa proposta vem sendo desenvolvida internacionalmente com a participação de diversos especialistas no assunto, liderados pelos membros do IIRC – um grupo que reúne representantes dos setores empresarial, de títulos e valores mobiliários, de regulamentação, normatização contábil, auditoria, comunidade acadêmica e sociedade civil. O IIRC foi criado com o intuito de propor uma estrutura que possa servir de base a futuras normas para os relatórios corporativos integrados.

Dos cerca de 30 membros do IIRC, três são brasileiros: Maria Helena Santana, presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do Comitê Executivo da IOSCO (International Organization of Securities Commissions); Nelson Carvalho (professor da FEA-USP, membro do Comitê de Sustentabilidade da BM&FBOVESPA e ex-presidente do Conselho Consultivo de Normas do IASB (International Accounting Standards Board); e Roberto Pedote, vice-presidente de Finanças, Jurídico e Tecnologia da Informação da Natura. A próxima reunião do IIRC acontecerá em novembro, no Brasil, e terá a BM&FBOVESPA como anfitriã.

A coordenação e idealização do projeto IIRC pertencem à Global Reporting Initiative (GRI) e Accounting for Sustainability (A4S, criada pelo príncipe Charles, de Gales) – organizações focadas na promoção e valorização da melhor e mais completa prestação de contas sobre o desempenho total de uma companhia.

Em www.bmfbovespa.com.br




Aprovação para cadastro reserva não garante contratação pela Petrobras
Herdeiras poderão ser indenizadas por acidente sofrido por trabalhador autônomo
Lavador de carro consegue vínculo de emprego com locadora
Cobrança de frete de transporte terrestre prescreve em um ano
Distribuidora de energia deve pagar indenização a esposa e filha de vítima de descarga elétrica


Mídia Marketing Direcionado - 2010
Willian Dias