Liminar obtida pela Chery contra alta do IPI já está sendo combatida



23/09/2011


A liminar obtida pela montadora Chery contra o aumento do IPI (Imposto sobre ProdutosIndustrializados) já está sendo combatida tanto pela Procuradoria-Regional da Fazenda Nacional no Rio de Janeiro, como pela Procuradoria da Fazenda Nacional no Espírito Santo, por meio das medidas judiciais cabíveis perante o Tribunal Regional Federal da 2ª Região. A informação é da Procuradoria- Geral da Fazenda Nacional.

montadora  conseguiu, na Justiça Federal do Espírito Santo, adiar por 90 dias a cobrança de 30 pontos percentuais mais alto do IPI sobre os veículos que chegam ao Brasil trazidos pela sua importadora, a Venko Motors do Brasil.

A empresa afirmou que solicitou a liminar baseada em dispositivo constitucional que prevê um prazo de 90 dias para que a cobrança do tributo entre em vigor, a partir da publicação de decreto.

Democratas
A Chery não foi a única a se posicionar de forma contrária ao aumento do IPI sobre os carros importados. Na última quinta-feira (22), o partido Democratas entrou com uma ação contra o aumento do imposto para estes veículos. A Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) encaminhada para o STF (Supremo Tribunal Federal) pede a suspensão imediata do decreto do governo federal.

De acordo com o partido, o decreto contraria a Constituição porque não poderia ter entrado em vigor antes de 90 dias. Além disso, na visão do Democratas, os efeitos práticos do decreto vão prejudicar a concorrência e provocar aumento no preço de automóveis nacionais e importados; havendo ainda o receio de que uma corrida por peças e componentes nacionais inflacione os preços.

Sobre a Ação, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional informa que já elabora subsídios para atuação da Advocacia-Geral da União, perante o Supremo Tribunal Federal.

Aumento
A decisão de aumentar o IPI para veículos importados foi anunciada no último dia 15, pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o decreto presidencial foi publicado no Diário Oficial da União no dia 16 deste mês.

De acordo com o Governo, o objetivo do aumento é fortalecer a indústria brasileira e dar mais condições de competitividade com a indústria internacional

Fonte: InfoMoney




Aprovação para cadastro reserva não garante contratação pela Petrobras
Herdeiras poderão ser indenizadas por acidente sofrido por trabalhador autônomo
Lavador de carro consegue vínculo de emprego com locadora
Cobrança de frete de transporte terrestre prescreve em um ano
Distribuidora de energia deve pagar indenização a esposa e filha de vítima de descarga elétrica


Mídia Marketing Direcionado - 2010
Willian Dias