Paciente consegue fazer exame custeado pelo Estado



28/09/2011


Os desembargadores que integram a 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça decidiram manter a sentença da 5ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal que julgou procedente o pedido feito pela parte autora e condenou o Estado a fornecer o exame médico (HERCPT TEST), necessário para o acompanhamento do quadro de saúde após diagnóstico de câncer de mama.

O Estado pediu a reforma da sentença sob o argumento de que a autora já havia realizado o exame com recursos próprios e defendeu a necessidade de chamar o Município e a União. Para o Estado, a saúde deve ser tratada como obrigação genérica do Estado e ressaltou entendimento do Superior Tribunal de Justiça pela necessidade de prova quanto ao exame ser o único tratamento da enfermidade que acomete a parte.

Para o relator do processo, desembargador Osvaldo Cruz, é desnecessário o chamamento da União e do Município para integrar o processo, uma vez que se trata de responsabilidade solidária, podendo ser exigida a obrigação de cada um dos entes públicos isoladamente. 

O desembargador destacou que através da prova trazida aos autos é possível constatar que a paciente foi acometida por carcinoma ductual infiltrante – grau 3, surgindo a necessidade de realização de exame médico (HERCPT TEST) e como a autora é do lar, ou seja, desprovida de recursos suficientes para custear tal exame, e o mesmo não é disponibilizado na rede estatal de saúde, é obrigação do Estado custeá-lo.

Fonte: AASP

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ÍNTEGRA DO ACÓRDÃO




Aprovação para cadastro reserva não garante contratação pela Petrobras
Herdeiras poderão ser indenizadas por acidente sofrido por trabalhador autônomo
Lavador de carro consegue vínculo de emprego com locadora
Cobrança de frete de transporte terrestre prescreve em um ano
Distribuidora de energia deve pagar indenização a esposa e filha de vítima de descarga elétrica


Mídia Marketing Direcionado - 2010
Willian Dias