Negado vínculo empregatício de trabalhador sócio de empresa



26/10/2011


Apesar de pedir em juízo o reconhecimento de vínculo empregatício, um trabalhador reconheceu em depoimento à Justiça do Trabalho que era sócio da empresa em que atuava. 

Pela confissão e por não haver provas contundentes de subordinação, a Segunda Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região manteve, por maioria, a negativa a sua solicitação de reconhecimento de funcionário da empresa, conforme decisão da 1ª Vara do Trabalho de Campo Grande. 

O trabalhador, autor do processo, recorreu ao Tribunal com o argumento de que o ônus da prova era do empresário, proprietário da N. S. Tecnologia Empresarial Ltda., que ele alegou ser também seu empregador. 

Na defesa, o empresário negou a existência de qualquer contratação do trabalhador como empregado, afirmando que detinham uma sociedade de fato. Fato que o autor do processo acabou por confirmar em audiência.

"O autor declarou em depoimento que se declarava sócio da empresa e nenhuma das testemunhas ouvidas denunciou a existência de qualquer subordinação jurídica do trabalhador com o empresário. Entendo que restou confirmada a existência da sociedade de fato entre o trabalhador e o sócio da empresa", expôs o Redator do processo, Desembargador João de Deus Gomes de Souza. 

Fonte: AASP




Aprovação para cadastro reserva não garante contratação pela Petrobras
Herdeiras poderão ser indenizadas por acidente sofrido por trabalhador autônomo
Lavador de carro consegue vínculo de emprego com locadora
Cobrança de frete de transporte terrestre prescreve em um ano
Distribuidora de energia deve pagar indenização a esposa e filha de vítima de descarga elétrica


Mídia Marketing Direcionado - 2010
Willian Dias